sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

RELATO DA PROFESSORA SUPERVISORA IVANISE MOIA

O Programa Pibid encontra-se em desenvolvimento na Escola Municipal Alvino Hosken de Oliveira desde agosto de 2012.Por se um programa que visa uma  articulação entre escola e universidade proporciona um  constante  confronto e reflexão sobre as práticas em sala de aula.
        As bolsistas foram acompanhadas e supervisionadas por mim, professora Ivanise Moia, atuante nesta mesma escola como professora de História há três anos.Durante as práticas de observação colaborativa, percebemos diversas dificuldades encontradas em sala de aula, tais como: alguns professores com problemas sérios de indisciplina, insegurança na atuação, usam o grito   como forma de copntenção, ausência de diálogo na elaboração de regras e  crianças que não se respeitam.
        Sendo assim, consideramos importante um trabalho que desenvolva mais autonomia e criatividade das crianças.Para tal, em reunião com todos os integrantes do Pibid foram elaboradas ações diversificadas com intuito de serem analisadas para repensarmos estas questões em sala de aula.Estas ações fazem parte do Subprojeto Convivência com objetivo de melhorar as atitudes das crianças em colaboração com o trabalho do professor.
        Numa primeira etapa do desenvolvimento do Projeto Convivência foram executadas ações com leituras, vídeo, desenhos, meditação, jogos e confecções de mandalas para que pudéssemos conhecer melhor o cotidiano destas crianças e promover o respeito e aceitação de diferenças.
        Por fim, ressalto que todo este trabalho tem sido de grande valor para a escola, uma vez que, o trabalho do professor poderá ser construído e reconstruído através destas práticas de observação colaborativa feita pelas bolsistas.Assim, se desenvolve a profissionalidade à medida que os problemas são compartilhados e contrastados com outros pontos de vistas teóricos numa constante reflexão sobre a prática.

Um comentário:

  1. Olá professora/supervisora Ivanise
    Acreditamos que a troca de experiências entre profissionais e futuros profissionais é sempre bem vinda! Porém não podemos esquecer que a ética deva estar sempre presente entre os atores. A realidade relatada faz parte do cotidiano de muitas escolas, não sendo privilégio desta escola e não se deve ao fato de maus profissionais ou não, mas de novas demandas que exigem novas metodologias e posturas, estamos em constante adaptação e refletir sobre nossas práticas deva ser uma constante.
    Agradecemos a colaboração e a parceria desse programa e de toda a equipe envolvida.
    Abraço
    Gasparina e Geanny

    ResponderExcluir